Pastoral da Moradia

A Pastoral da Moradia

Nasceu em 2000 a Pastoral da Moradia, fruto de um grupo de casais que tinham um sonho:  fazer algo de concreto para ajudar as pessoas. E  esse sonho tornou-se  realidade.

A Pastoral da Moradia desenvolve um projeto sem fins lucrativos e que reúne pessoas que procuram contribuir para  a melhoria de condições de vida de inúmeras famílias  carentes,   que se encontram morando em condições desumanas: em barracos de lona, papelão e restos de material. Nesses treze anos de existência a Pastoral da Moradia já construiu mais de 247 (duzentas e quarenta e sete) casas, resgatando a  autoestima e dignidade   destas famílias.

Além da construção física da casa, há o resgate da cidadania e a aplicação do Evangelho na prática. As famílias percebem a presença de Deus vivo, por meio da ação concreta e solidária da Pastoral.

Estas construções somente são possíveis graças à efetiva contribuição da comunidade  e de outros parceiros. Cada casa custa em média R$ 8.500,00, e os recursos para as construções são oriundos de doações da comunidade ou arrecadados em diversas ações organizados pela Pastoral da Moradia.

Como no milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, com o pouco que cada um oferece ou doa, realizam-se o milagre da partilha e da solidariedade.

Quantas pessoas querem fazer algo pelos outros, mas faltam-lhe oportunidade? Então, agora chegou a sua vez de ajudar. É extremamente gratificante ver o sorriso de uma família recebendo as chaves de sua  casa.

Não se trata de uma ação isolada que dura  um mês; uma ou duas construções; já são dezesseis anos de trabalho e conquistas. E a cada mês são necessários novos esforços para conseguirmos alcançar os objetivos de construir mais uma casa.  Já passamos de duzentas casas construídas, porém o número de famílias aguardando a construção de sua casa ainda é crescente. Precisamos de novos parceiros e colaboradores que possam doar recursos financeiros, materiais de construções ou o trabalho voluntário nas equipes que compõem a Pastoral.